domingo, 29 de junho de 2008

A peregrinação do Hajj e leitura do alcorão são declarados como crimes na China.


Um tribunal chinês distante da província de Xinjiang Ocidental condenou sete imãs à prisão em campos de concentração chineses, sob a acusação de organizar ilegalmente peregrinações do hajj para Meca na Arábia Saudita, relatou o Congresso Mundial Uigur.

Os clérigos também foram acusados de fornecer copias do alcorão ilegalmente em um comício em Xayar County, perto da cidade de Aksu em Xinjiang, disse o porta voz do congresso uigur em Munique.

Mais de 300 pessoas participaram na manifestação organizada pelo Tribunal Popular do Condado, disse o porta-voz. O congresso mundial uigur disse que autoridades do condado de Aksu’s Kalpin demoliram uma mesquita que se recusou a fixar cartazes com o slogan das Olimpíadas em Pequim. Além disso, os muçulmanos não foram oficialmente autorizados a freqüentarem as ruas por onde “seria realizada a cerimônia de passagem da tocha olímpica” por motivos de segurança.

Imprensa estatal chinesa afirmou que mais de 100.000 chineses fizeram a peregrinação a Meca de 1985 a 2006, consta nos relatórios que houve um recorde de peregrinações em que 10.000 muçulmanos chineses peregrinaram a Arábia Saudita de novembro de 2006 a meados de janeiro de 2008. Há quase 21 milhões de muçulmanos que vivem na China, metade deles são da etnia Huai e vivem na região nordeste do país.

Porém a maior comunidade étnica da província de Xinjiang são os uigurs, praticantes do islamismo, seu numero total é de aproximadamente 7,4 milhões de habitantes, algo pouco expressivo se comparado ao numero total de habitantes da China. As autoridades chinesas frequentemente perseguem os muçulmanos da região de Xinjiang e os imãs das mesquitas chinesas são submetidos a uma especial política de reciclagem, ordenada pelo governo chinês.

Publicado pela agencia Kavkaz Center em 26 de junho de 2008

Para mais informações sobre a região separatista do Turquestão Oriental, acesse: http://www.uygur.org/index.html
http://www.turkistanim.org/
http://www.turkistan.org/
http://www.uyghurcongress.org/En/home.asp
http://www.uyghuramerican.org/
http://www.rfa.org/uyghur/ http://www.gps.caltech.edu/~rkanda/GPS_TienShan2006/GPSFieldTrip_MusicDanceCrafts.html

Nenhum comentário: