domingo, 29 de junho de 2008

Saakashvili diz: Rússia é uma ameaça para os estados ex-soviéticos.


O presidente georgiano Mikheil Saakashvili disse que a intervenção russa na região da Abcásia deve ser interrompida ou a soberania de outros estados da extinta União Soviética estarão em risco, disse ele em uma entrevista publicada pelo Kavkaz Center na quinta-feira.

“A Georgia é apenas o começo, amanhã será a Ucrânia, os países bálticos e a Polônia. O que esta em jogo aqui é a totalidade do período pós - Guerra Fria e a segurança da Europa” disse o presidente georgiano em entrevista ao diário alemão Die Welt.

“A Geórgia tornou-se um teste decisivo. A Europa deve mostrar que honra os seus valores, Se ela não fizer isso, veremos o inicio de uma interminável seqüência de novos conflitos”, alertou.

O presidente também disse que a Rússia esta jogando “uma espécie de política de redistribuição que provem diretamente do século XIX” que passa a não respeitar as fronteiras nacionais. Saakashvili acusa Moscou de tentar anexar à região separatista da Abcásia, onde a Rússia aumentou o numero de tropas desde Abril quando anunciou que criaria laços formais com o governo separatista.

Ele disse ao Die Welt que acredita que esta decisão tenha sido tomada pelo ex-presidente russo Vladimir Putin. Ele disse ainda que não conseguiu apoio do sucessor de Putin, Dmitry Medvedev. “Não sei se esta é uma política de Medvedev, ou melhor, algo que ele tenha herdado do seu antecessor”. Disse Saakashvili.

Ele continua dizendo que “Tenho Medvedev como sendo um político ponderado. Mas a forma como Moscou esta tratando a Geórgia foi escrito muito antes da transferência de poderes”.

Durante uma visita há Berlim esta semana, Saakashvili manteve contato com a secretaria de estado norte-americana Condoleezza Rice e com a chanceler alemã Ângela Merkel, sobre a situação na Abcásia. Merkel disse após a reunião “Tal como a Geórgia a Alemanha esta preocupada com as medidas que vem sendo tomadas pela Rússia”. Ela acrescenou que a Alemanha esta disposta a ajudar a negociação entre a Rússia e a Geórgia e pediu-os “a permanecerem calmos”.

Saakashvili tem repetidas vezes convocado Medvedev para resolver a questão e disse que gostaria de assinar uma “parceria” com a Rússia na quarta-feira. Soldados Russos foram enviados para a Abcásia após o inicio da guerra separatista da década de 1990, mas Moscou enviou recentemente centenas de tropas adicionais, alegando que o governo de Tbilisi estava preparando um novo ataque a região. As tensões aumentaram no inicio do mês, quando a Geórgia prendeu soldados russos perto da fronteira da sensível região separatista da Abcásia, incrustada entre o Mar Negro e o reso do território georgiano. O exercito russo ameaçou usar a orça se novos incidentes dessa natureza acontecerem.

Fonte: Kavkaz Center com o apoio de agencias internacionais.

27 junho de 2008. 06/27/2008

Nenhum comentário: