terça-feira, 1 de julho de 2008

Rússia quer dividir a Europa através do Kosovo

O analista político para assuntos balcânicos, Patrick Moore, durante uma entrevista para a Rádio Europa Livre, disse que "Moscou quer manter em aberto a questão do Kosovo para desestabilizar os Balcãs e diminuir a unidade da União Europeia."

"A Rússia vai continuar a exercer pressão para manter em aberto a questão do Kosovo, uma vez que no passado, Moscou esta seguindo uma estratégia política a longo prazo semelhante ao da política externa soviética-russo conhecido como" dividir para reinar "," disse o analista europeu.

Moore explicou que, "a apreciação da questão do Kosovo, pelos russos pretendem incutir a divisão entre as nações européias,e depois estatizalos.Além disso, no que diz respeito aos pedidos feitos por Moscou e Belgrado para continuar o dialogo entre Kosovo e Servia, o analista europeu acrescentou: “como emissário europeu, Wolfgang Ischinger tem reiterado inúmeras vezes, os diálogos não são atualizados, não são sérios nem verdadeiros, mas pura propaganda”.

"Sabe-se que a Sérvia e o Kosovo interromperam as negociações por considerarem que a Rússia está usando a questão como uma estratégia a longo prazo para dominar a Europa", sublinhou o analista. No que diz respeito à recente criação da Assembléia paralela Servia kosovar, Moore considera que esta é “uma plataforma ilegal que esta sendo mantida viva por interesses do governo de Belgrado, o que certamente ocasionará danos e irá contra os interesses das minorias étnicas servia – kosovar a longo prazo. Temos conhecimento de casos semelhantes no passado”.

Fonte: New Kosova report

Nenhum comentário: